Quais alimentos evitar dar aos gatos no Natal?
Entenda as restrições
Alguns alimentos são tóxicos para o seu gatinho. Por isso, não hesite quando chegar o momento das comemorações natalinas. Então não dê seus alimentos aos gatos. Em caso de dúvida, consulte o seu veterinário ou as urgências veterinárias mais próximas de si: a saúde do seu querido felino depende disso!
Alimentos proibidos para gatos no Natal e sempre
1. Chocolates de Natal
O chocolate contém cafeína e teobromina que são tóxicos para o seu gato, mesmo em pequenas doses. Evite absolutamente deixar seus chocolates de Natal espalhados, o que pode ser mortal para ele. Menção especial de toxicidade para chocolates recheados com álcool!
2. Álcool
Álcoois fortes, mas também champanhe, vinho e cerveja são prejudiciais para os nossos gatos. Se ingerido, os sintomas incluem vômitos, inchaço, frequência cardíaca elevada, fraqueza, etc. Então para se ter uma ideia, duas colheres de chá de uísque podem colocar um gatinho de 2,5 kg em coma, e uma colher de chá a mais pode causar a morte dele. Cuidado, o álcool pode ser encontrado em lugares inesperados, como uvas embebidas em rum em uma massa ou sorvete.
3. Ossos e gordura cozidos
Quando cozidos, os ossos de peru, frango ou mesmo bovino quebram-se facilmente em pedaços com pontas afiadas. Essas lascas afiadas podem causar estrangulamentos ou rasgos no trato digestivo de Mimi. A gordura é boa até certo ponto, mas a comida que você serve a ele todos os dias contém o suficiente. Não há necessidade de adicionar mais!
4. Açúcar e bolos
Normalmente, nossos queridos felinos não são atraídos pelo açúcar, mas alguns curiosos ainda podem se sentir tentados. O excesso de açúcar pode causar picos de diabetes: como nós humanos, brincar com o açúcar no sangue é perigoso. Portanto, cuidado com os bolos de Natal e outras toras de Natal, que são muito doces, muito gordurosas e geralmente contêm chocolate.
5. Uvas e passas
Portanto a comunidade científica não sabe exatamente por quê, mas uvas frescas ou secas podem causar insuficiência renal em nossos gatos. Mesmo em pequenas quantidades, podem deixá-los doentes: os primeiros sinais são hiperatividade repentina e vômitos. Evite!
Veja também:
Pingback: O que um gato sente quando você sai de férias?