Como faço para meu gato e meu cachorro se darem bem?
Você tem sorte e está feliz por ter dois amigos de quatro patas cheios de amor, mas muito diferentes em sua casa: um cachorrinho e um gatinho. Os cães geralmente são entusiastas, curiosos por tudo e com vontade constante de brincar. Gatos são mais reservados. Eles podem interagir com seu amigo por alguns minutos por dia, mas logo se irritam e precisam de independência.
Como faço para meu gato e cachorro se darem bem?
Essa situação é familiar para você? Siga as dicas muito simples para otimizar a sua coabitação!
1. Espaços para explorar
Seu gato é um animal territorial: portanto, deve ter espaço suficiente para explorar, caso contrário, inevitavelmente desenvolverá ansiedade. Portanto, certifique-se de que ele tenha muitos espaços para explorar e reivindicar como seu território.
2. Lugares para se isolar
Seu cão certamente quer brincar e interagir com muito mais frequência do que Meow. Este deve, portanto, ter vários espaços onde possa se refugiar quando precisar de solidão.
Frequentemente, esses espaços estão localizados no alto, onde o Fido não pode acessar. Seja criativo: o topo de um armário, as prateleiras de uma árvore para gatos, sobre um balcão ou mesa, uma prateleira livre em uma estante. Você também pode instalar prateleiras para gatos , perfeitas para equipar uma parede vazia.
Se possível, você também pode bloquear o acesso a determinados quartos para o seu cão. Para fazer isso, use um portão de segurança para bebês: seu gato pode passar entre as grades, mas não o Rex! Por fim, tome cuidado para não deixar as portas fechadas. Ele deve poder refugiar-se nos quartos que lhe forem autorizados conforme sua conveniência.
3. Espaço para arranhar
No caso de convivência difícil com outro animal, um gato tende a se coçar muito para marcar seu território. Para preservar seus móveis, não hesite em ter vários arranhadores em casa que servirão de saída para eles.
4. Alimentação ad libitum na altura
Os cães tendem a comer qualquer coisa que encontram. Portanto, certifique-se de colocar a tigela de comida do seu gato no alto, por exemplo, em uma mesa ou na bancada da cozinha. Assim ele não será incomodado durante as refeições.
5. Um local tranquilo para as necessidades básicas
Quando dizemos que os cães comem o que encontram, não estamos necessariamente falando de comida. Às vezes eles descobrem as “deliciosas almôndegas marrons” do gato e as comem! Um horror! Para evitar isso, várias soluções estão disponíveis para você:
- a barreira de segurança, para bloquear o acesso à sala onde a caixa de areia está localizada;
- a caixa de areia colocada em altura razoável.
O que achou das dicas para deixar seu gato e cachorro no mesmo lugar?
Veja também:
Pingback: Como proteger seu coelho do calor no verão?
Pingback: Como garantir o bem-estar do seu pet?
Pingback: Que raça de cachorro se dá bem com gatos?