O que um gato sente quando você sai de férias?
Talvez você já tenha passado por essa situação: você volta das férias e se alegra com a ideia de ver seu animal peludo novamente. No entanto, seu gato não sente dessa maneira: ele parece aborrecido por você ter saído férias sem ele e vira as costas para você. Mas os gatos podem sentir-se ofendidos? Vamos explorar o assunto neste artigo.
O que um gato sente quando você sai de férias?
Os gatos são geralmente considerados animais independentes, capazes de ficar sozinhos por um tempo. Mas depois de longas férias, muitos gatos dão a impressão de estarem simplesmente ofendidos: em vez de correr para a porta e dar as boas-vindas ao dono, eles se afastam dele. Eles não se deixam mimar e não querem brincar.
Às vezes, eles até viram as costas para seu mestre, que os alimenta, e evitam qualquer contato visual. Quase parece que eles querem retribuir o favor por deixá-los sozinhos por tanto tempo. Mas os gatos estão realmente bravos com você porque você estava de férias e não ficou com eles?
Os gatos ficam ofendidos depois de sair de férias?
Esse suposto ressentimento é na verdade uma expressão de insegurança para esses animais.
Quando um gato vira as costas para seu dono, ele demonstra sua inferioridade social, diz um especialista em gatos. Esses animais de estimação evitam principalmente o contato visual. Eles também se envolvem nesse comportamento quando você discute com eles.
Mudança é sinônimo de estresse
Os gatos são animais que funcionam por hábito e reagem com muita sensibilidade às mudanças. A ausência prolongada de seu patrão, seja por férias, hospitalização ou viagem de negócios, é para eles sinônimo de estresse, como pode ser o caso durante uma mudança.
Vizinhos ou uma babá (pessoa especializada em cuidar de gatos) podem cuidar de encher a tigela do seu felino, mas do ponto de vista do seu felino, eles são estranhos. Ele pode realmente confiar neles?
Quando você finalmente volta, o apartamento primeiro cheira à babá que cuidou do seu gato na sua ausência. Até as malas têm um cheiro diferente. São tantas coisas que podem desestabilizar permanentemente alguns animais de estimação.
Gatos não se sentem ofendidos
Ao se retrair, o gato primeiro tenta digerir essa situação estressante. Pode demorar, mas depois de um tempo a empolgação passa e tudo volta a ser como era. Caso contrário, consulte o seu veterinário.
Os gatos, portanto, não ficam ofendidos, pelo menos não no sentido que entendemos. Eles não nos culpam por partir sem eles. Por outro lado, na hora do retorno, ficam estressados com todas essas mudanças repentinas. Eles, portanto, precisam de tempo para se orientar.
Veja Também:
Pingback: Quais alimentos evitar dar aos gatos no Natal?