Por que alguns cães soltam mais pelos do que outros?
Você sabe por que alguns cães soltam mais pelos do que outros? Mesmo que o ciclo de vida do pelo do seu cão seja pré-determinado principalmente por sua genética, certas infecções, doenças e outras condições de saúde podem precipitar a perda de pelo e retardar o crescimento do pelo.
Afinal, por que alguns cães soltam mais pelos do que outros?
Prefira raças de cães com pelagem sedosa, como o Havanese, o Yorkshire Terrier e o Afghan Hound ou mesmo cães de pelo encaracolado, como o Bichon Frise e o Poodle. Esses tipos de pelo têm uma fase de crescimento muito longa (anágena), portanto, um ciclo de renovação mais lento. Entenda, a seguir, os motivos pelos quais algumas raças de cães soltam mais pelos.
- A genética do cão: certos genes de cor recessivos podem ser responsáveis pela alopecia. Isso costuma ser visto em certas cores de cães consideradas raras em certas raças;
- Estresse ou ansiedade em cães;
- Lambedura excessiva e compulsiva em cães;
- Estresse ocasional intenso experimentado pelo cão ou filhote: a perda de cabelo é repentina e acompanhada de caspa. Esse fenômeno pode ser observado durante as visitas ao veterinário. Um cachorro assustado pode perder muito pelo repentinamente;
- Produtos domésticos tóxicos para cães: alguns produtos de limpeza doméstica podem parecer inofensivos, mas causam irritação na pele ou nas almofadas do cão. O uso dos produtos mais naturais e orgânicos possíveis permitirá limitar esses riscos de irritação por contato.
Doenças de pele e infecções podem piorar e aumentar rapidamente. Além disso, a coceira e as lesões que ela causa são extremamente incômodas e dolorosas para o seu cão.
Sintomas
Portanto, é imperativo consultar um veterinário se o seu cão está perdendo o cabelo de forma alarmante e se você notar estes sintomas:
- Perda de cabelo excessiva ou incomum, não relacionada ao período de queda.
- Áreas do corpo totalmente ou parcialmente sem pelos.
- Pele muito seca, irritada ou inflamada.
- A presença de espinhas, vermelhidão, crescimentos ou lesões.
- Comportamento excessivo de lamber ou arranhar que interfere no conforto e no comportamento normal do seu cão.
Veja também:
Pingback: 5 dicas antes de levar seu cachorro para a praia