Dicas

Carrapatos e pulgas: 5 dicas para proteger seu pet

Pulgas e carrapatos abundam nesta estação – assim como outros parasitas. As primeiras causam coceira, alergias e, assim como as segundas, podem transmitir doenças para cães e gatos. Problemas que o seguro de saúde animal resolve reembolsando despesas veterinárias que às vezes são altas e têm consequências graves. 

Foto reprodução
5 dicas para proteger seu pet de carrapatos e pulgas

Prevenção é melhor que a cura! Aqui vão 10 dicas para saber tudo sobre esses hóspedes indesejados que devem ser alvo de uma briga constante ao longo do ano, tanto no campo quanto na cidade, para proteger os animais de estimação e seus arredores.

1 – Por que há mais pulgas e carrapatos em determinadas estações?

Isso se deve a dois fatores, principalmente. Em primeiro lugar, o maior número de pulgas e carrapatos se deve ao aquecimento global e às temperaturas mais amenas, mesmo com certo grau de umidade. É então uma estação propícia à sua reprodução devido ao seu ciclo de vida. É por isso que, assim como na primavera, o outono é uma das estações mais favoráveis ​​para a multiplicação desses parasitas externos. Mas no verão, esses parasitas também estão presentes, então tome cuidado.

2 – Pulgas e carrapatos: não só no campo, mas também na cidade!

Não são apenas cães e gatos rurais que podem pegar pulgas e/ou carrapatos. Os que moram na cidade também. Porque as pulgas e as carraças encontram-se tanto nos jardins (sebes, logradouros, montes de madeira, abrigos diversos, etc.) como, no caso dos primeiros, no interior das habitações. As pulgas ”adoram” aninhar-se nos mais pequenos recantos: soalhos, tapetes, alcatifas, tecidos para estofos, locais de dormir para animais, locais de passagem.

3 – Pulgas e carrapatos, quais os perigos para cães e gatos?

As pulgas são responsáveis ​​por muitos problemas de saúde. Claro que pela coceira que causam, que provoca coceiras que podem levar a feridas. Mas isso não é tudo ! Alguns cães e gatos mais sensíveis do que outros podem ser vítimas de alergia: DAPP (dermatite alérgica à picada de pulga), transmitida pela saliva da pulga. Além disso, as pulgas podem transmitir tênias, vermes intestinais. A luta contra as pulgas, portanto, não envolve apenas tratamento externo.

4 – Sintomas que devem alertá-lo

Eles são numerosos e não são particularmente específicos de uma doença transmitida por um parasita externo: febre, desânimo, perda de entusiasmo, perda de apetite, vômitos, problemas de pele, distúrbios nervosos.

É importante, quando você conhece seu companheiro, consultar o veterinário sem demora, para que ele possa fazer o diagnóstico o mais rápido possível, assim que você notar uma condição anormal e, portanto, poder instituir o tratamento adequado. . Alguns exames adicionais podem ser necessários, como exames de sangue. E tudo isso tem um custo.

5 – Como proteger seu pet contra pulgas e carrapatos?

Existe todo um arsenal eficaz para combater as pulgas. O veterinário, dependendo do estilo de vida do animal, prescreverá um parasiticida externo. Existem alguns na forma de spot-on (pipetas), sprays, comprimidos. Esses tratamentos também podem combater carrapatos.

E para as doenças que estes últimos podem transmitir, também é possível recorrer à vacinação. É o caso da piroplasmose em cães. Esta vacina com reforço anual não é 100% eficaz, mas ainda oferece uma boa proteção, não deve ser negligenciada. 

De qualquer forma, não compre em lugar nenhum um parasiticida externo , porque cães e gatos não se tratam com os mesmos produtos! Alguns antiparasitários usados ​​em cães não devem ser usados ​​em gatos. O veterinário é quem melhor o aconselhará sobre o que melhor se adapta ao seu companheiro, consoante a sua espécie, idade, estado de saúde e estilo de vida. Gostou das dicas para proteger seu pet?

Veja também:

Sair de férias: com ou sem cachorro?

2 comentários sobre “Carrapatos e pulgas: 5 dicas para proteger seu pet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?

Somos a equipe de atendimento especializada do site "Tudo do Pet" e gostaríamos de saber como podemos ajudar?