Como combater a queda de pelo em cães
Soluções milagrosas para queda de cabelo, infelizmente, não existem. No entanto, toda a felicidade que os nossos cães nos dão no dia-a-dia mais do que compensa este incômodo!
Então ao introduzir o seu cão na manutenção do pelo de forma positiva e gradual, respeitando os seus limites mútuos, irá minimizar estes inconvenientes relacionados com a queda de pelo e tornar esta tarefa mais agradável e eficaz!
3 dicas de como combater a queda de pelo em cães
A seguir, veja as dicas práticas que ajudarão você a prevenir e controlar melhor a queda de pelos do seu pet:
#1 – Ter um estilo de vida um pouco mais equilibrado para ter o pelo saudável
Um pelo saudável é um bom indicador de um cão saudável!
Um bom estado geral de saúde e um estilo de vida saudável e equilibrado irão promover um estado de bem-estar físico e mental no seu cão, o que se refletirá na qualidade do seu pelo!
Incluir atividades físicas, mastigatórias e lúdicas na rotina diária do seu cão ajudará a mantê-lo ativo e estimulado, o que afetará positivamente sua saúde geral e, portanto, sua queda de cabelo!
Um exame anual ao veterinário também permitirá que você monitore o estado de saúde do seu cão e detecte rapidamente o aparecimento de certas doenças.
Como mencionado anteriormente, um estado de estresse diário pode aumentar a queda de pelo, além de ter outras consequências negativas para a saúde do seu cão. Portanto em caso de dúvida, não hesite em abordar o assunto com o seu veterinário na sua próxima visita!
Finalmente, os tratamentos preventivos contra pulgas, carraças e outros parasitas permitir-lhe-ão desfrutar do bom tempo com tranquilidade e evitar as complicações por vezes graves que a presença desses bichos pode causar ao seu cão.
#2 – Uma alimentação mais saudável pode reduzir essa queda de pelos
Uma alimentação equilibrada e adaptada às suas necessidades nutricionais fornecerá ao seu cão todos os nutrientes de que necessita para crescer um pelo bonito!
Combinada com uma boa hidratação com acesso a água fresca suficiente, uma dieta composta por ingredientes variados e de qualidade promoverá uma pelagem saudável e ajudará a reduzir a queda prematura de pelos.
Portanto para saber se a dieta do nosso cão está bem equilibrada para as suas necessidades, pode-se combinar um exame de sangue com o exame anual de saúde no veterinário para detectar certos desequilíbrios ou deficiências nutricionais.
#3 – Cuide regularmente da pelagem do seu cachorro
Sejamos honestos: escovar definitivamente não é a atividade do seu cão ou sua atividade favorita! A limpeza regular do pelo do seu cão, no entanto, é uma ótima maneira de controlar melhor a queda de cabelo ao longo do ano.