Qual é o tempo de vida de um cão e como aumentá-lo?
Nossos companheiros caninos são uma parte importante de nossas vidas, e a maioria de nós deseja proporcionar a eles uma vida longa e saudável. Mas quanto tempo vivem os cachorros e o que podemos fazer para aumentar sua expectativa de vida?
Portanto, qual o tempo de vida para um cão?
Em média, um cachorro pode viver entre 10 e 13 anos, embora algumas raças possam viver mais. Com cuidados e nutrição adequados, você pode ajudar seu amigo peludo a atingir todo o seu potencial e prolongar ainda mais sua vida útil. Ao entender os fatores que podem influenciar a expectativa de vida de um cão, como raça, estilo de vida e dieta, você pode tomar medidas para dar a seu cão uma melhor possibilidade de vida longa e bem saudável.
Tempo médio de vida de um cão
A expectativa de vida média de um cão é de 10 a 13 anos, com algumas raças vivendo até os 20 anos . No mundo canino , essa longevidade parece muito maior do que para nós humanos porque a idade deles é multiplicada por 7.
A expectativa de vida de um cachorro varia de uma raça para outra e, dentro dessas raças, varia de cachorro para cachorro. O tamanho do cão, sua raça e o ambiente em que é mantido contribuem para a longevidade. As raças pequenas tendem a viver mais do que os cães grandes, e as raças cruzadas vivem mais do que as raças puras. Portanto, é difícil prever quando um cachorro vai morrer.
A vida útil de uma cadela é diferente da de um cachorro?
A expectativa de vida média de um cão macho é de 10 a 13 anos, conforme discutido acima, enquanto a expectativa de vida das cadelas é de 9 a 14 anos. No entanto, existem grandes diferenças entre as raças.
Por exemplo, dachshunds, beagles e whippets podem viver até os 19 anos, enquanto border collies raramente vivem mais de 12 anos. A vida útil de uma cadela é geralmente alguns anos menor do que a de um cão macho. Essa diferença é explicada pelo fato de as fêmeas, principalmente as cadelas, sofrerem mais problemas articulares e ósseos à medida que envelhecem.
Alguns fatores que também influenciam na expectativa de vida longa de um cão
Além dos genes herdados dos pais de um cão, vários fatores ambientais e de estilo de vida podem desempenhar um papel na determinação da expectativa de vida de seu cão. Aqui está uma lista não exaustiva desses fatores:
O tipo de dieta
Com certeza tem total impacto na saúde e expectativa de vida do seu cãozinho. Uma dieta balanceada ajudará seu cão a manter um peso saudável, o que reduzirá a tensão em seus ossos, articulações e músculos.
Nível de exercício
Com isso, a atividade física pode ajudar e muito o seu cão a ficar em forma e forte, reduzindo os riscos de certas doenças. No entanto, o exercício excessivo pode sobrecarregar as articulações e os ossos do seu cão, reduzindo a probabilidade de ele ter uma vida longa.
A qualidade dos cuidados de saúde do seu cão
Isso inclui vacinas adequadas, exames regulares de saúde e monitoramento de sinais de doença. Quanto mais seu cão estiver protegido contra vírus, bactérias e outros patógenos, menos provável será que ele fique doente e morra prematuramente.
Pingback: Como fazer seu cachorro obedecer?