Como fazer seu cachorro obedecer?
4 passos para torná-lo cooperativo
Se o seu cachorro não obedece a um comando que conhece, é interessante entender porque ele está desobedecendo. Existem várias explicações possíveis para esta desobediência. Mas já comece tirando da cabeça a ideia de que seu cachorro é teimoso. Se o aprendizado for bem feito e você souber se fazer entender e saber o que motiva o seu cão, então ele vai obedecer.
4 passos de como fazer seu cachorro obedecer
Pedimos e esperamos muito dos nossos cães. Espera-se que nossos cães entendam todas as regras e limites desde os primeiros dias em que chegam em nossa casa.
Mesmo com nossas habilidades linguísticas, você ou eu precisaríamos de tempo para nos adaptar a um novo ambiente, uma nova família.
Os cães também precisam de tempo para se ajustar. Isso não significa que tenhamos que encontrar desculpas para seu mau comportamento, mas simplesmente que teremos que nos questionar.
Faça seu cão obedecer ao passo 1: seja paciente
Seja paciente ao treinar seu cão. Ele precisa de tempo para primeiro entender o que você quer dele. Então, para torná-lo habitual e fácil. Dizem que leva 21 dias para mudar um hábito, embora não seja um número exato, o aprendizado funciona um pouco da mesma forma: leva tempo.
E é ainda mais verdadeiro para todas as regras que você deseja estabelecer e que não são naturais para o seu cão. Tipo andar na coleira, defecar só na rua, não correr atrás do gato…
Seja consistente
Vamos pegar o caso de um cachorro que pula nos convidados que chegam à sua casa. Se você sempre pedir ao seu cão para ir em seu lugar quando as pessoas vêm à sua casa e recompensar esse comportamento, as chances são de que o salto do seu cão diminua.
Mas, além disso, se o seu cônjuge, ao chegar do trabalho, festejar o seu cachorro e convidá-lo a colocar as patas nos ombros ou algo assim. Sem necessariamente querer, reforçar o comportamento de pular.
Seu cachorro então recebe duas mensagens diferentes: sou recompensado quando permaneço calmo em meu lugar e sou recompensado quando pulo no meu humano. Claramente, seu cachorro pode continuar pulando em seus convidados. Ele precisa de regras consistentes, se pular é proibido deveria ser o tempo todo.
Isso é válido para todos os outros comportamentos. Portanto, é importante que todos os membros da família e até mesmo todas as pessoas em contato com seu cão concordem sobre o que é ou não permitido para ele. Assim, todos vocês podem trabalhar para reforçar o comportamento desejado.
Acalme-se primeiro
O melhor é começar a ensinar novos comandos ao seu cão em casa, num local sossegado onde possa controlar o ambiente. Imagine uma criança pequena, na escola primária, tentando aprender sua tabuada, com outras crianças correndo e brincando ao seu redor. Será difícil para ele se concentrar.
Treinar seu cão tem mais chances de ser bem-sucedido se você permitir que ele entenda os comandos silenciosamente no início. Depois que ele entender e você descobrir o que o motiva a obedecer, você pode levá-lo para o seu quintal ou para uma rua bastante tranquila. E gradualmente aumentar a estimulação.
Repita, repita, repita
Você terá que repetir cada exercício várias vezes para garantir que seu cão entenda. Inicialmente você terá que guiar seu cão para que ele entenda, depois você simplesmente dará a ordem e ele deverá executá-la. Então você pode recompensá-lo. É necessário obter uma obediência perfeita para acalmar antes de passar para o mais complicado. Mas teremos que repetir, repetir, repetir muitas vezes.
Não posso lhe dar um número exato, mas se você trabalha diariamente com seu cachorro, planejar uma semana de exercícios tranquilos antes de ir para o mais complicado não é loucura. Seu cão pode precisar de menos tempo ou talvez mais. Você decide. Mas saiba que você não economiza tempo pulando etapas.
Pingback: Resgatou um cachorro de rua? Veja cuidados necessários
Pingback: Quando o filhote de cachorro para de morder?