Cachorro pode comer manga? Veja a resposta aqui
Quando eles nos olham para pedir algo, é quase impossível não dar o que estivermos comendo.
Como a indicação para nós, humanos, é de comermos frutas diariamente pela presença de nutrientes, a dica serviria para os cachorros também, certo? Hoje vamos responder se seu cachorro pode ou não comer manga e como estar atento às frutas ou snacks em geral!
Afinal, posso dar manga para meu cachorro?
SIM! De modo geral, você pode dar manga para seu cachorro. Porém, tome cuidado: não dê a manga com casca, caroço e tampouco aquela parte mais dura que reveste o caroço, prevenindo assim o risco de uma asfixia ou do engasgo. Portanto, nada de dar ao seu cão a manga toda para ele chupar!
E também, lembre-se de manter cuidados higiênicos com a fruta, lavando sua casca antes de usar, e com seu cachorro, cuidando da sua saúde bucal, já que a manga possui fiapos que podem incomodá-lo!w
Outro mito a ser desbancado é que sim, a manga é benéfica para a saúde do seu cão, já que possui vitaminas A e C, boas para a imunidade, vitamina B6, que ajuda na função cerebral, além de conter fibras boas para o sistema digestivo e antioxidantes.
Contudo, vale a moderação (para nós humanos também!) pois a manga contém alta dose de açúcar.
Quando dar manga para meu cão?
A manga precisa ser considerada um snack, um petisco, e não uma refeição completa. De modo que recomendamos usar uma regra de nutrição diária: 90/10, 90% das calorias vêm da ração consumida e 10% dos petiscos, cuidando para não ultrapassar esse limite.
Além disso, opte por dar em dias quentes ou secos e, para fazer a festa do seu cachorro durante o verão, deixe a manga picadinha na geladeira ou congelador por 20 minutos e em seguida dê a fruta como se fosse um “picolé” de manga.
Mas vale o lembrete: Evite criar o hábito de dar a manga sempre que estiver comendo, seu cão pode aprender que ganhará toda vez que você se alimentar e com isso pode passar a negar sua própria ração ou latir por mais. Fique atento à psicologia do seu animal!
Para saber se seu pet pode consumir outras frutas e como incluí-las na sua dieta, consulte o profissional veterinário que te atende!
Por fim, se esse artigo te ajudou, confira outros em nosso blog para te ajudar a cuidar do seu pet com mais facilidade!
Veja também:
Pingback: Por que o cachorro uiva à noite? Entenda os motivos desse comportamento