Por que o cachorro uiva à noite? Entenda os motivos desse comportamento
Você já deve ter visto em filmes um lobo uivando em uma noite de lua cheia, porém, saiba que isso está certo somente em partes. Fato é que os cachorros herdaram esse comportamento dos lobos e neste artigo veremos o que eles querem nos dizer ao uivarem e os motivos para isso.
Por que cachorro uiva, o que pode ser?
Primeiramente, é preciso entender o uivo como uma forma de comunicação característica dos lobos e agora de diversas raças de cachorro. De modo geral, servem para chamar a atenção do tutor ou de uma cadela no cio.
E isso é uma atitude normal para os cães, sendo que algumas raças, como husky siberiano, substituem o latido pelo uivo.
No entanto, podemos listar outras situações, positivas ou negativas, que ajudam a entender o que passa na mente dos cachorros:
Medo ou ansiedade da separação
Seja por barulhos altos, como em festas de fim de ano, ou quando os cães sentem que seu tutor irá sair/viajar, essas situações causam estresse. E é pelo uivo que dirão isso.
Fome, sede ou dor
Essas condições fisiológicas precisam ser comunicadas e qualquer incômodo nesse sentido pode provocar o uivo do cão, de modo que só pare até que se resolva o problema.
Felicidade ou alegria
Você já deve ter visto algum vídeo na internet sobre cães que uivam com músicas e sim, isso é possível! Quando estão muito alegres por algum som ou chegada do tutor, eles precisam descarregar essa energia uivando.
Estado de alerta
Já que se trata de um comportamento herdado dos lobos, o cachorro em algumas situações sente a necessidade de alertar seu “líder” sobre algum perigo. Isso não necessariamente é um perigo de fato, pode ser uma campainha ou chegada de alguém, mas já vale o recado!
Sinal de acasalamento
Como dissemos, o uivo também se caracteriza como uma maneira de chamar a atenção de uma fêmea no cio que esteja fora do alcance do cachorro, geralmente quando ele não é castrado.
O que fazer se o cachorro uivar de noite?
Para saber o real motivo disso, esteja atento ao seu comportamento e às condições do momento. Repreensões a ele não resolverão o problema de verdade, e podem gerar ainda mais estresse.
Entre as principais orientações, gastar a energia do cachorro ao brincar com ele ou estimular que ele brinque quando estiver sozinho aparecem como solução.
Contudo, fique também atento se persistirem os uivos sem um momento específico, pois pode indicar um desconforto maior que deverá ser analisado por um veterinário.
Por fim, se quiser saber mais curiosidades e conferir outras dicas para cuidar de pets, confira em nosso blog!
Veja também:
Pingback: Cão destrutivo: como corrigir seu comportamento?
Pingback: Cachorro pode comer manga? Veja a resposta aqui