Gato

Por que o gato ronrona? Descubra tudo sobre seu felino

Para quem tem ou convive com gatos, certamente não há som mais relaxante que o ronronar deles, principalmente quando isso acontece na troca de carinho. E é muito fácil identificar essa primeira situação de conforto e alegria, no entanto, você sabia que nem sempre eles ronronam por isso? Vamos hoje descobrir por quê o gato ronrona e o que eles querem dizer!

Foto reprodução
O que é o “ronronar”?

Portanto esse barulho característico dos gatos é aprendido desde cedo por eles, quando estão juntos de sua mãe e nada mais é do que o som emitido pelo ar puxado para dentro.

Portanto, se o seu gato não ronrona, não quer dizer que ele não goste de você! Isso pode ser explicado pela ausência da figura materna quando filhote, de modo que ele não aprendeu a fazer isso.

Além do mais, não só os gatos ronronam, outros felinos de grande porte como guepardo e lince também fazem isso.

Quais as causas para os gatos ronronarem?

É um assunto que intriga os pesquisadores, que divergem em alguns pontos. 

No entanto, partindo da sensação de alegria que os gatos sentem com o carinho ou na hora de comer, é possível determinar que eles fazem isso buscando conforto e relaxamento.

Dessa maneira, esse mecanismo não necessariamente indica condições boas, mas sim uma tentativa de se manterem bem, ainda que estejam insatisfeitos, com dores ou estressados. Podemos então listar as causas assim:

  • Alegria: O mais conhecido motivo, que pode ocorrer quando recebem afeto ou comida; 
  • Diminuição do estresse: Seja por estar em ambientes desconhecidos, com outras pessoas/animais ou ainda por mudanças na casa, eles tentarão manter a calma ronronando. 
  • Estimular o sistema imune: Por ter esse poder de relaxamento, o gato pode usá-lo para combater um mal-estar ou alguma doença; 
  • Acalmar um companheiro: Quando dois ou mais gatos convivem, uma figura mais dominante entre eles pode tentar relaxar os outros em uma situação adversa; 
  • Meio de comunicação: Por fome ou por mais carinho, o som emitido terá uma diferença que pode ser percebida pelo tutor com o tempo. De modo que um “diálogo” possa ser estabelecido entre você e seu gato.
E se o gato ronronar muito?

Antes de tudo, um entendimento da situação poderá responder o que está acontecendo. Pode ser uma causa psicológica ou física, que exigirá diferentes respostas do tutor.

Se não houve nenhuma alteração na rotina, na comida servida, nenhuma pessoa diferente na casa e não há uma situação que provoque satisfação, você deve estar atento a outros comportamentos. Pois doenças mais severas são sempre acompanhadas de outras coisas, não somente desse som dos gatos.

Dessa maneira, consulte um médico-veterinário e siga suas instruções.

E se esse artigo te trouxe mais informações, confira outros no nosso blog que te ajudarão a entender, e cuidar, do seu pet!

Veja também:

Gato pode ser castrado com 3 meses?

Um comentário sobre “Por que o gato ronrona? Descubra tudo sobre seu felino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa
💬 Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?

Somos a equipe de atendimento especializada do site "Tudo do Pet" e gostaríamos de saber como podemos ajudar?