Meu pet não quer comer, o que pode ser? Descubra a resposta aqui!
É comum nossos pets terem atitudes únicas, que podem nos divertir ou exigir maiores cuidados. Contudo, como a alimentação é uma das partes favoritas dos seus dias, quando faltas de apetite surgem nós precisamos tentar descobrir o que está acontecendo. Por isso, hoje te trouxemos aqui algumas das causas e como tratá-las!
Por que meu pet não quer comer?
Entre inúmeras possibilidades, sabe-se que não comer pode ser um indício de outra patologia maior ou pode indicar uma condição psicológica do animal.
Como o tratamento varia conforme o motivo, vamos traçar 3 grandes grupos de razões para seu pet não se alimentar nesse momento: comportamental, fisiológica e ambiental.
1 – Comportamental
A mudança de casa, um novo membro na família (de 4 patas ou não), uma ração velha ou até uma alteração na forma em que você dá a comida são motivos de estresse para um pet.
Nesses casos, é preciso identificar o que mudou na rotina da casa ou do próprio animal para alterar esse quadro ou tentar readaptar algo.
Se você, por exemplo, passou a sair mais de casa, talvez seu amigão não esteja acostumado a se alimentar sem sua presença. Então, uma alternativa seria ter brinquedos que entretenham e evitem a ansiedade da separação.
2 – Fisiológica
Aqui trata-se de uma causa relacionada a outra doença, condição de saúde ou idade avançada. Para casos preocupantes, geralmente ocorre a presença de dores, diarreia, vômitos ou febre. A melhor resposta para isso é levá-lo ao seu veterinário.
Além disso, certos medicamentos possuem esse efeito colateral, então consulte o profissional que receitou o remédio para conferir se isso é normal. Já para casos de pets mais velhinhos, é comum que eles tenham menor olfato e paladar, então experimente umedecer sua ração para facilitar a digestão, pode ajudar!
3 – Ambiental
A comida fica o tempo todo disponível, facilitando a atração de insetos e bactérias? O dia está quente ou sua casa está muito abafada?
Essas perguntas são um ponto de partida para identificar que se trata de uma condição relativa ao espaço onde seu pet é alimentado ou vive. Dessa maneira, tenha atenção a esses detalhes!
“Quando devo me preocupar?”
O importante é sempre estar atento aos hábitos do seu animal e às mudanças repentinas. Só assim será possível estabelecer um desvio, que pode ser explicado por alguma das razões citadas.
Porém, a indicação geral é que se esse sintoma persistir por mais de um dia, você deve levar seu pet ao veterinário imediatamente, para evitar situações de hipoglicemia.
Ou ainda, preste atenção se o pet está bebendo água também, pois assim há um grande risco de sofrer de desidratação e acabar desencadeando outros problemas.
Por fim, nesse momento redobre os cuidados e o carinho com seu pet, certamente há algo incomodando que você poderá ajudar! E se precisar, conte conosco!
O que achou das dicas para quando seu pet não quer comer?
Veja também:
Pingback: Como faço para meu gato e meu cachorro se darem bem?